Fundação Bienal de São Paulo anuncia sua programação digital para o intervalo de novembro de 2020 a fevereiro do próximo ano

29 Oct 2020

Com o adiamento da exposição coletiva para 2021, a 34ª Bienal se estendeu ainda mais no tempo e incorporou o espaço desmaterializado da internet como palco de uma série de ações inéditas que ampliaram seu programa inicial. O projeto A Bienal tá on, que se estende até agosto do ano que vem, agrupa toda a programação concebida a partir das mudanças no calendário acarretadas pela crise sanitária, incluindo, assim, as ações digitais e a exposição Vento, que acontecerá no Pavilhão da Bienal entre 14 de novembro e 13 de dezembro. 

As iniciativas digitais de novembro de 2020 a fevereiro de 2021 contam com a participação de 6 novos artistas que terão suas obras expostas na 34ª Bienal, agora anunciados: Jaune Quick-to-see (1940, Montana, EUA), Lydia Ourahmane (1992, Saïda, Argélia), Naomi Rincon Gallardo (1979, Carolina do Norte, EUA), Sebastián Calfuqueo Aliste (1991, Santiago, Chile), Sung Tieu (1987, Vietnã) e Uýra Sodoma (1991, Santarém, Pará). Acontecem nos próximos meses as seguintes atividades on-line:

_Visitas aos ateliês / Studio visits: uma vez por mês, de setembro de 2020 a agosto de 2021, artistas da 34ª Bienal abrem seus ateliês e falam sobre sua trajetória e as obras que estarão na Bienal a partir de perguntas e provocações colocadas pela equipe curatorial. Os vídeos, bilíngues, são veiculados no Instagram da Bienal e também estão disponíveis no site 34.bienal.org.br. Entre outubro e dezembro de 2020, participam da programação os artistas Juraci Dórea (28 de outubro), Joan Jonas (18 de novembro) e Alice Shintani (16 de dezembro). Inauguram a programação digital de 2021 visitas aos ateliês de Uýra Sodoma (27 de janeiro) e Naomi Rincon Gallardo (24 de fevereiro). 

_Encontros com artistas – As vozes dos artistas #2: cantos tikmũ’ũn: nesta série de 6 encontros, os curadores da 34ª Bienal se reúnem com artistas desta edição para discutir alguns dos enunciados da mostra – objetos com histórias em torno dos quais as obras serão distribuídas nas exposições coletivas, sugerindo leituras poéticas multifacetadas. O segundo encontro acontece no dia 26 de novembro e aborda os cantos tikmũ’ũn, enunciado que já se faz presente na mostra Vento. O evento conta com a participação ao vivo de Jaider Esbell e entrevistas pré-gravadas dos artistas agora anunciados Jaune Quick-to-see, Sebastián Calfuqueo Aliste  e Sung Tieu.

_Minicurso a distância: a cada encontro sobre os enunciados se segue um minicurso composto por 4 reuniões virtuais de 1h30 de duração, nas quais são aprofundados os temas abordados. Os cursos são ministrados por profissionais da Fundação Bienal em plataforma digital e contam com a apresentação de trechos inéditos das entrevistas com artistas e palestrantes, produzidas para os encontros sobre os enunciados, além de compartilhamento de referências bibliográficas e outros materiais de pesquisa. O minicurso sobre os cantos tikmũ’ũn acontece entre 1 e 10 de dezembro, às terças e quintas. Para participar, é necessário se inscrever previamente pelo site 34.bienal.org.br/agenda a partir de 23 de novembro.

_Cobertura da rede da 34ª Bienal: à medida que os espaços culturais voltam a abrir suas portas e as exposições da rede de instituições parceiras da 34ª são inauguradas, a Fundação Bienal em parceria com o Arte que Acontece (AQA) realiza a cobertura de cada exposição, com entrevistas aos curadores, artistas e outros personagens importantes para cada evento. O conteúdo é veiculado em Stories no Instagram da Bienal e, depois, transformado em videorreportagens bilíngues que ficam disponíveis no site 34.bienal.org.br e do AQA. A exposição Antonio Dias: Derrotas e vitórias, no MAM SP, inaugurou a série.  

A programação e participantes de março a agosto de 2021 serão divulgados oportunamente.

A Bienal tá on

Para aumentar a visibilidade de sua programação on-line e amplificar o engajamento do público, a agência iD\TBWA desenvolveu uma campanha publicitária para a Fundação Bienal. Com o tema A Bienal tá on, a campanha inclui ações off-line e on-line para divulgar as iniciativas desenvolvidas na internet pela Fundação, que é uma pioneira, dentre as instituições culturais brasileiras, no mundo digital. As atividades que compõem a programação podem ser encontradas em bienal.org.br/taon.

A instituição inaugurou sua presença na internet em 1996, com o site da 23ª Bienal. Desde então, sua atuação nesse campo não parou de se expandir e hoje ela é detentora de um rico acervo digital que inclui os sites das Bienais de São Paulo, versões digitalizadas de todas as publicações realizadas em sua história, visitas virtuais às exposições, centenas de vídeos, áudios e até mesmo aplicativos, além do banco de dados on-line do Arquivo Histórico Wanda Svevo, que contém mais de 250 mil documentos sobre a história das Bienais. Tudo isso é reunido no Portal Bienal, lançado em 2002, e compartilhado em suas redes sociais e por meio de newsletters. 

34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto

Programação digital / novembro 2020 – fevereiro 2021

performance de Paulo Nazareth [A] LA FLEUR DE LA PEAU [[A] A FLOR DA PELE]
13 de novembro de 2020, sexta-feira, 18 h
Live no Instagram @bienalsaopaulo

Visita ao ateliê / Studio visit: Joan Jonas
18 de novembro de 2020, quarta-feira, 11h
IGTV Instagram @bienalsaopaulo

Encontro com artistas – As vozes dos artistas #2: cantos tikmũ’ũn
com Jaider Esbell, Jaune Quick-to-see, Sebastián Calfuqueo Aliste e Sung Tieu
26 de novembro de 2020, quinta-feira, 19h
Inscrições a partir de 16 de novembro pelo site 34.bienal.org.br/agenda
Gratuito

Minicurso a distância sobre o enunciado cantos tikmũ’ũn
1 a 10 de dezembro
terças e quintas (1, 3, 8 e 10/12), 19h
Inscrições a partir de 23 de novembro pelo site 34.bienal.org.br/agenda
80 vagas
Gratuito

Visita ao ateliê / Studio visit: Alice Shintani
16 de dezembro de 2020, quarta-feira, 11h
IGTV Instagram @bienalsaopaulo

Visita ao ateliê / Studio visit: Uýra Sodoma
27 de janeiro de 2021, quarta-feira, 11h
IGTV Instagram @bienalsaopaulo

Visita ao ateliê / Studio visit: Naomi Rincon Gallardo
24 de fevereiro de 2021, quarta-feira, 11h
IGTV Instagram @bienalsaopaulo

Compartilhe
a- a a+