Ocupação Paulo Freire

18 Set 2021 30 Jan 2022 Itaú Cultural Exposição individual

O Itaú Cultural apresenta a Ocupação Paulo Freire de 18 de setembro a 5 de dezembro. 

O professor Paulo Freire (1921-1997), sempre em diálogo com seus alunos, aprendeu que era preciso ouvir e trabalhar em conjunto; dotado de grande sensibilidade social, também entendeu por meio deles que educação não se separa das condições e das perspectivas de vida de cada um. Com isso, ele desenvolveu uma prática educacional que se funda no universo do educando e, ao mesmo tempo, pensa e constrói o mundo. Era preciso ensinar como se escreve casa e defender que todos tenham uma para morar. 

Munido de um bem-sucedido método de alfabetização – posto à prova, entre outras experiências no país, em Angicos (RN), cidade na qual 300 pessoas foram alfabetizadas em 40 horas – e de uma filosofia marcada por palavras como liberdade, indignação, esperança, conscientização, amorosidade e autonomia, Paulo Freire trazia um pensamento e uma postura que se tornaram influentes no Brasil e ao redor do mundo, na área da educação e para além dela. 

No centenário desse filósofo, escritor e educador, esta Ocupação exibe sua trajetória e a potência viva que ela abriga. Acompanhamos a repercussão de suas propostas – comunicadas em mais de três dezenas de livros – e contamos sua vida, da sombra de uma mangueira em Pernambuco a mais de 30 países, do exílio no período militar à consagração internacional. 

A Ocupação Paulo Freire apresenta, ainda, uma publicação impressa, que traz entrevistas com vários “não seguidores” do pedagogo – que não aconselhava segui-lo, mas transformá-lo. Também no site – itaucultural.org.br/ocupacao – estão disponíveis parte do material exibido na mostra e conteúdos exclusivos.

A Ocupação Paulo Freire integra a rede de instituições parceiras da 34ª Bienal de São Paulo. 



Serviço Ocupação Paulo Freire
De 18 de setembro a 5 de dezembro
Piso Paulista
Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h
Ingressos: gratuitos 
Informações: pelo telefone 11. 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h. 
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+