Conversação com Luciano Carvalho, Yamila Goldfarb e Adélia Rodrigues Programação pública

09 Out 2021 16:00 - 17:00 Pavilhão da Bienal
Vista da obra <i>deposição</i>. Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista da obra deposição. Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Proposta pelas artistas Vânia Medeiros e Beatriz Cruz, a série Conversações é um dos eixos de ativação da obra deposição, de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter, que ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago a partir de de seus usos na Bienal. 

Neste encontro, a roda articula questões como Reforma Agrária e suas relações com o direito à alimentação e à democracia. 

Desta conversação, participam:

  • Formado em jornalismo, pós-graduado em Agroecologia e mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, Luciano Carvalho, atualmente, compõe a direção estadual do MST de São Paulo no setor de cultura. Também é membro do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes.
  • Yamila Goldfarb é doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo e ativista pela soberania alimentar e Reforma Agrária. Desenvolve pesquisas relacionadas à violação dos Direitos Humanos e ao poder de grandes corporações em diversos setores como biosseguraça, saúde, comunicação e agricultura. Integra a ABRA - Associação Brasileira de Reforma Agrária e é autora do livro A luta pela Terra entre o campo e a cidade, lançado pela editora Annablume. Atualmente faz parte do coletivo Diversidade à Mesa, que trabalha com pessoas em situação de restrição de liberdade e regressas do sistema penitenciário.
  • Formada em psicologia, Adélia Rodrigues é fundadora e sócia do Gastronomia Periférica e do serviço da catering focado no aproveitamento total - Rango e da Escola Periférica de Gastronomia. Curadora do Festival Dois Lados da Ponte e Chefs da Quebrada (SESC 2021). Também realiza consultoria e formações com ênfase em questões de gênero.
  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+