[Inscrições encerradas] Minicurso #5: Corte/Relação – Antonin Artaud e Edouard Glissant
com Ana Kiffer
Ação de difusão

27 Set 01 Out 2021 19:00 - 21:00
Édouard Glissant, <i>Cahier d’un Voyage sur le Nil</i> [Caderno de uma viagem ao Nilo], 1988. Bibliothèque nationale de France Antonin Artaud, Caderno 253. Bibliothèque nationale de France
Édouard Glissant, Cahier d’un Voyage sur le Nil [Caderno de uma viagem ao Nilo], 1988. Bibliothèque nationale de France Antonin Artaud, Caderno 253. Bibliothèque nationale de France

Como parte da programação da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, a Fundação Bienal de São Paulo promove o minicurso #5: Corte/Relação – Antonin Artaud e Edouard Glissant com Ana Kiffer.

Inscrições encerradas! Os encontros serão realizados pela plataforma Zoom. 

O minicurso é composto por 3 reuniões virtuais de 2h de duração, nas quais são aprofundados os temas abordados no encontro As vozes dos artistas #5: Corte / Relação em Édouard Glissant e Antonin Artaud

Relação significa união? A união vem sendo entendida como fusão? Cortar significa eliminar? Ou a falha, ausência e rasura, que derivam do corte, podem ser também um espaço de reescrita dos corpos e de suas histórias?  A estética do corte, que Artaud convocava como modo de separação radical do programa Ocidental poderia nos dizer algo sobre o nosso próprio tempo? A poética da Relação de Glissant permitiria rever os modos atávicos (coloniais) da relação como conquista, dominação e anexação de territórios e corpos? Nesse sentido, rever pode ser ao mesmo tempo reescrever e re-imaginar o mundo?

Édouard Glissant pensa uma poética e uma filosofia da Relação como linha de desmontagem do arcabouço do Ocidente, e como traço poético de uma outra imaginação do Todo-Mundo. Antonin Artaud constrói uma plástica-poética do corte ao longo de seus mais de 503 cadernos, buscando, através dos corpos escritos, proferidos e desenhados, refazer o corpo humano, a forma-homem. Em sua viagem para o México encontrou na civilização Tarahumara as forças vivas de uma cultura que o ajudasse a refazer a anatomia humana. Glissant saiu da Martinica rumo à França dizendo ser o retornado: portando os traços dos que sobreviveram ao holocausto da escravidão, mas também imbuído de um programa de resposta e rasura da história atravessada sobre a travessia e contato entre os povos do Todo-Mundo. Vamos fabular o encontro desses dois artistas, pensar suas ressonâncias, e como os diferentes momentos e propostas de suas obras atingem a percepção sobre o nosso próprio tempo. 


Confira o programa do minicurso completo abaixo!

Encontro 1 | 27/09, segunda-feira | 19h às 21h
Cortar é apagar ou reescrever a história dos corpos?

a partir da obra de Antonin Artaud

Encontro 2 | 29/09, quarta-feira | 19h às 21h
Arquipélago e fronteira

a partir da obra de Édouard Glissant

Encontro 3 | 1/10, sexta-feira | 19h às 21h
Dos arquivos à fabulação expositiva: os cadernos, pensar Artaud e Glissant desde aqui e agora

diálogos com obras de Hanni Kamaly e Arjan Martins

Ana Kiffer é escritora, colunista da Revista Literária Pessoa, pesquisadora e professora nos Programas de Pós-Graduação em Literatura da PUC-Rio e das Artes Contemporâneas na Universidade Federal Fluminense. É curadora convidada do enunciado Corte/Relação em Édouard Glissant e Antonin Artaud na 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto. Especialista há mais de vinte anos na obra de Artaud, publicou Antonin Artaud, EDUERJ (2016), organizou e prefaciou o livro A perda de si: cartas de Antonin Artaud, Rocco (2017) e Antonin Artaud uma poética do pensamento, Editora da Universidade de La Coruña, Espanha (2003). De 2018 a 2020 pesquisou os arquivos manuscritos de Glissant na Biblioteca Nacional Francesa e esteve como professora convidada sênior, pela CAPES, na Universidade Paris VII, desdobrando sua longa pesquisa sobre cadernos de escritores e artistas. Possui inúmeros artigos disponíveis sobre os temas de seus trabalhos.



Sobre os minicursos
A proposta dos minicursos é adensar e expandir as tramas de relações em torno dos enunciados da 34ª Bienal. Os encontros serão permeados pela apresentação de obras, músicas, textos poéticos e teóricos, em um formato menos acadêmico e mais experimental. Ao final dos encontros, espera-se que os participantes tenham conhecido mais de perto os artistas da 34ª edição, percebendo ao mesmo tempo as reverberações que sua relação com os enunciados produz. Os minicursos são organizados pela Fundação Bienal de São Paulo. O minicurso #5 foi concebido conjuntamente e será ministrado pela professora e pesquisadora Ana Kiffer.

Vagas oferecidas: 80, por ordem de inscrição. Os encontros serão realizados pela plataforma Zoom. Os certificados serão emitidos para participantes com frequência mínima de 2 encontros. E-mail para contato: difusao@bienal.org.br



Minicurso #5: Corte/Relação – Antonin Artaud e Edouard Glissant com Ana Kiffer
27/9, 29/9 e 1/10, das 19h às 21h
Inscreva-se aqui!
80 vagas
Gratuito

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+